sexta-feira, 17 de junho de 2011

Lançada campanha contra o uso de cerol em Aparecida

A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretaria de Educação de Aparecida lançaram na tarde desta quinta-feira, 16, no Setor Garavelo, a campanha Cerol não! A vida não pode acabar por um fio. A ação conjunta pretende conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os riscos em soltar pipa com cerol.

Durante as abordagens, policiais militares, bombeiros, policiais civis, guardas municipais e agentes da prefeitura realizaram a distribuição de panfletos orientando crianças e adolescentes para que não utilizem a mistura de cola com pó de vidro nas linhas. A substância, que é colocada para cortar a linha do outro durante as disputas, se transforma em um perigo constante para pedestres, ciclistas e motociclistas.

Nos próximos dias, policiais militares, bombeiros, policiais civis e guardas municipais realizarão também palestras em escolas para reforçar a conscientização de crianças e adolescentes. Nesta época do ano, o período das férias escolares e ventos mais intensos contribuem para o aumento na quantidade de pessoas soltando pipas.

“Soltar pipa não é crime. Crime é soltar pipa com cerol”, ressaltou o vereador Manoel Nascimento, um dos autores do projeto de lei que reprime pipas com cerol no município. De acordo com ele, o projeto já existe desde 2009 para tentar evitar incidentes como o que aconteceu dia 29 de maio deste ano. Reginaldo Santana de Morais, de 30 anos, quase foi degolado por uma linha afiada com cerol no momento em que conduzia sua motocicleta pela GO-040, no Setor Garavelo, na divisa entre Goiânia e Aparecida. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu instantes depois.

Crime – Quem solta pipa com cerol pode responder pelo crime de exposição da vida ou saúde de outrem a perigo. Em caso de acidentes, o crime passa a ser de lesão corporal e, em caso de morte, de homicídio. Já os menores, estarão sujeitos a medidas educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário